APOIO
PEDAGÓGICO
PEDAGÓGICO
Quando a escola adota um projeto ou a Coleção, inicia-se uma relação estreita entre a Escola e a equipe Música em Família.
Os educadores recebem o Livro do Professor, participam de uma Formação e contam com um acompanhamento pedagógico ao longo de toda realização do projeto. O objetivo do apoio pedagógico é convidá-los a construir um currículo vivo e singular, capaz de fortalecer o protagonismo infantil e a parceria da escola com a família.
O cerne dos projetos Música em Família é a EXPERIÊNCIA, no sentido do que realmente nos afeta e nos transforma. Com essa concepção aguçamos os modos de pensar a escola e cada proposta planejada, de modo que ganhem sentido e significado para crianças, educadores e toda comunidade escolar. As propostas valorizam um cotidiano que considera a experiência como parte importante do cuidado com a vida e do qualificar a existência humana.
A escola deve, portanto, considerar a criança como sujeito de direitos – valorizada em suas múltiplas dimensões e em sua cultura. As múltiplas dimensões da criança permitem que ela apreenda, signifique e ressignifique o mundo por meio de elaborações sensoriais, motoras, cognitivas, emocionais, sociais, entre outras. É comum vermos práticas escolares que priorizam o desenvolvimento cognitivo, desconsiderando a completude da criança e do ser humano. Nesse contexto, no decorrer dos anos escolares, as crianças e jovens vivenciam cada vez menos práticas lúdicas e, consequentemente, cada vez menos experiências sensoriais, motoras e sensíveis, condições importantes na formação integral dos sujeitos em relação com o todo.
Música em Família oferece à criança, à família e à escola propostas que envolvem encontros e experiências lúdicas, sensoriais, artísticas e afetivas. Para proporcionarmos práticas lúdicas nas escolas, a formação dos professores é imprescindível. Assim, faz-se importante promover encontros nos quais educadores resgatem as vivências lúdicas neles mesmos.
FORMAÇÃO
DOS
EDUCADORES
DOS
EDUCADORES
Os encontros de formação com a equipe Música em Família acontecem em quatro momentos: INSPIRAÇÃO, EXPERIÊNCIA, EXPRESSÃO e REFLEXÃO, e podem ser ajustados de acordo com as especificidades de cada escola ou corpo docente.
INSPIRAÇÃO é o momento que revela a linha de pensamento dos projetos por meio de pontos essenciais: Questionamento, Universo Artístico, Assunto e Plataforma. É, também, quando os educadores conhecem o Livro do Aluno.
EXPERIÊNCIA dá aos educadores a oportunidade de viverem uma experiência estética e sensorial, movimentar o corpo, sentir a música, colocarem-se em relação com a natureza e o coletivo.
EXPRESSÃO convida os educadores a expressarem-se por múltiplas linguagens.
REFLEXÃO promove uma reflexão acerca das concepções pedagógicas que norteiam os projetos e apresenta o Livro do Professor, proporcionando um trabalho de formação reflexiva do educador.
FORMAÇÃO
DOS
EDUCADORES
DOS
EDUCADORES
Entre outras coisas, o Livro do Professor conta com:
- • Amplo embasamento teórico
- • Orientações pedagógicas
- • Ampliação de repertório
- • Propostas de registros e documentação pedagógica
- • Diferentes propostas e técnicas nas linguagens artísticas
- • Propostas de formação e reflexão para o professor
- • Partituras de todas as músicas do projeto
ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
A equipe de educação Música em Família acompanha os educadores durante toda a realização do projeto, estabelecendo um canal direto de comunicação com professores e coordenadores pedagógicos, disponibilizando materiais, colaborando com a formação continuada, esclarecendo dúvidas e compartilhando boas práticas.